• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Fisioterapia Convencional

Os procedimentos aplicados na Fisioterapia contribuem para a prevenção, a cura e a recuperação da saúde corporal e dos movimentos. São inúmeras técnicas utilizadas pelos profissionais em terapias absolutamente individuais.

Fisioterapia-ConvencionalAssim como ocorre na medicina, todos os procedimentos fisioterapêuticos começam com uma completa anamnese, onde são investigadas as origens, a causa, a gravidade e a intensidade do problema vivenciado pelo paciente. Geralmente encaminhados por médicos ortopedistas e fisiatras, os pacientes trazem diagnósticos e laudos com indicações de tratamento para que o fisioterapeuta aplique as suas técnicas em um certo período de recuperação.

A pessoa pode procurar um diagnóstico médico ou buscar uma avaliação de um fisioterapeuta que sempre encaminha à medicina os casos necessários.

Para que o fisioterapeuta eleja os procedimentos que serão utilizados no tratamento, inicialmente, ele realiza o diagnóstico Cinesiológico Funcional, identificando a abrangência da disfunção. Só depois é que a conduta fisioterapêutica é definida, seguindo as orientações do médico prescritor.

Áreas de atuação

Dentro do universo complexo da Fisioterapia Convencional, nossa clínica oferece as seguintes especialidades de atendimento: Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapia Dermato Funcional, Terapia da Coluna, Pós-operatório de Cirurgias Ortopédicas e Estéticas Reparadoras.

Recursos Fisioterapêuticos

Sintonizada com as mais avançadas descobertas na área dos tratamentos corporais, a nossa clínica sempre procura estar à frente de seu tempo, valorizando a tecnologia, o aperfeiçoamento da nossa equipe de fisioterapeutas e principalmente, a empatia com o ser humano, que é o nosso maior bem.

Na área de recursos tecnológicos terapêuticos, oferecemos um grande arsenal de condutas para alívio, recuperação e prevenção de todos os males corporais humanos. São eles:

  • Eletroterapia – Recurso que utiliza a eletricidade em inúmeros tratamentos e estimulação, como o TENS e o FES
  • Termoterapia – Terapia que utiliza o calor, ou o frio, como forma de tratar diversas patologias
  • Fototerapia – Terapia baseada em aparelhos geradores de luz que atuam em diversas situações corporais
  • Mecanoterapia – Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos
  • Massoterapia – Conjunto de abordagens terapêuticas manuais que visam a mobilização e a manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos, fáscias, trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos do corpo
  • Crioterapia – Técnica que utiliza a alta temperatura como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e torções

Como funciona a sessão

Avaliação

Antes de dar início à atividade, qualquer futuro paciente deve passar por uma avaliação física aprofundada, realizada por um fisioterapeuta de nossa equipe. Informações são coletadas detalhadamente, buscando conhecer as condições, limitações, recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes. Essa avaliação garante ao profissional um conhecimento completo sobre as condições particulares de cada paciente e, assim, ele consegue programar uma sequência personalizada das sessões de fisioterapia, direcionada especificamente às necessidades individuais da lesão.

A sessão

Após definida a conduta terapêutica durante a avaliação o fisioterapeuta vai aplicar os recursos terapêuticos definidos durante cada sessão. O paciente vem para a sessão de tratamento em um horário marcado. Essa sessão que 1 hora ou mais e pode ser agendada diariamente ou em dias alternados. Cada caso é um caso.