• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Alongamento previne lesões?

19 de agosto de 2013

Esta controvérsia sobre o alongamento na prevenção das lesões relacionadas com o exercício físico é porque vários trabalhos científicos se contradizem

 Alongamento-previne-lesõesOu seja, alguns não constataram uma redução na incidência de lesões, por outro lado, existem também muitos estudos que puderam comprovar este benefício do alongamento. Mas o que autores científicos concordam é que o alongamento não possui um efeito imediato na prevenção de lesões, mas possui um benefício que ocorre a médio e longo prazo, melhorando a flexibilidade. Ou seja, podemos e até devemos alongar antes de iniciar exercícios, porém as lesões serão prevenidas quando o corpo atinge uma maior flexibilidade, o que facilita a execução dos movimentos e não sobrecarrega determinadas regiões do corpo.

Quando alongar
O alongamento pode ser feito como prática regular, antes de qualquer atividade física, ou também realizado com uma maior frequência, dedicando uma ou duas horas por semana para uma aula somente de exercícios de alongamento. Tome cuidado com a prática de alongamento após exercícios intensos de fortalecimento muscular, pois quando os músculos são muito exercitados eles sofrem micro-traumas e o alongamento neste momento pode gerar um maior dano muscular. 

Comentários