• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Bumbum, pra que te quero?

05 de fevereiro de 2014

Você sabe pra que serve o seu bumbum? Pra manter você de pé!

Bumbum, pra que te queroMuita gente pensa que a maior utilidade dessa nossa parte do corpo é nos manter sentados. Ledo engano! E quem disse que o ser humano nasceu pra ficar muito tempo sentado?

O bumbum possui três músculos, os chamados glúteos (máximo, médio e mínimo). Além da bela forma arredondada que eles proporcionam as nádegas, esses músculos são responsáveis por manter o equilíbrio de seu corpo na posição de pé, ajudando também no movimento de vai e vem das coxas.

Até os 55 anos de idade, é comum as mulheres se preocuparem em manter esses músculos fortalecidos e bem delineados, visando uma boa estética, já que, atualmente, as nossas roupas estão com um design muito mais justo que antigamente.

Visando a beleza das curvas traseiras, a procura por implantes de silicone de bumbum tem aumentado gradativamente, no mundo todo e até as brasileiras, que já nascem com certa vantagem nessa área do corpo, também estão procurando por esse recurso.

Mas, deixando de lembrar apenas do embelezamento do bumbum, é bom sabermos que a utilidade dos exercícios físicos voltados para o seu fortalecimento, é muito maior do que apenas estética.

A principal função dos músculos dos glúteos é dar suporte para o peso do seu corpo em pé, ajudando a manter o seu equilíbrio, enquanto caminha. Funcionalmente, quando seu bumbum está bem fortalecido, você vai ter um melhor equilíbrio e menos sobrecarga na região lombar, evitando dores indesejadas.

A ala masculina, que de alguns anos para cá vem ficando mais vaidosa, nem se lembra do bumbum, quando procura exercícios para o aumento da massa muscular. Muitos homens desejam músculos delineando o corpo, mas se esquecem que não é nada estético aquele bumbum recuado, que hoje em dia tem sido apelidado de “saquinho de chá”, tão flácidos acaba ficando a musculatura posterior. Por outro lado, as reclamações de dores lombares, que são geralmente as mais comuns entre adultos, muitas vezes são iniciadas por um desconforto nos glúteos, que não é levado em consideração. Mas, com o tempo, essa situação tende a piorar, generalizando as dores e levando a uma inflamação lombar. A dor lombar nos homens, na maioria das vezes, está associada ao encurtamento e a fraqueza da região do quadril.

O ideal é que façamos exercícios de alongamento para esta região a também exercícios de fortalecimento. Exercícios de agachamento fortalecem os glúteos na fase do levantar, assim como descer e subir escadas, uma prática que já está se tornando até modalidade de condicionamento físico. Andar de bicicleta também é um excelente exercício para estes músculos.

Como todo músculo do corpo, o bumbum também precisa ser lembrado, em todas as fases de nossas vidas. Se não, um dia, as dores lombares virão.

Comentários