• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Os perigos da bolsa pesada

14 de fevereiro de 2014

Fala a verdade: que mulher que não adora carregar, pra cima e para baixo, a sua preciosa bolsa?

Bolsa-mulherHoje, cada vez maiores, mais pesadas e cheia de apetrechos a bolsa é acessório incorporado a personalidade da mulher.

Que ótimo! Mas cuidado, pois bolsa pesada demais pode causar vários problemas!!

O peso demasiado, carregado com frequência pelo corpo, pode causar contraturas musculares nos ombros e no pescoço, podendo evoluir até para uma tendinite, principalmente quando o hábito é carregar a bolsa apenas de um lado.

Com o peso lateral, o corpo vai ficando torto pelo desequilíbrio postural e você pode ter como resultado uma escoliose que é o desvio lateral da coluna. Na pessoa sedentária, esse desvio é ainda pior, pois pode ser tornar definitivo e resultar em muita dor.

Mas, o que fazer para amenizar o peso prejudicial das bolsas?

Para quem sente dores na coluna ou irradiação para os braços ou pernas, com o uso das bolsas, é importante procurar um médico ortopedista. Isso pode ser um sinal de alerta para uma hérnia de disco ou a compressão de um nervo.

Na hora de comprar a sua bolsa, comece escolhendo os modelos de tamanho menor, pois assim, você é obrigada a carregar apenas o que necessário, preferindo objetos pequenos e consequentemente, mais leves.

Outra dica é alterna o lado que você carrega a bolsa para variar a sobrecarga.

As bolsas do tipo carteiro, que têm alças maiores e são transpassadas em diagonal, no corpo, distribuem melhor o peso do carregamento, exigindo menos esforço da coluna.

Já as mochilas, dividem o peso entre os dois ombros e isso é um ponto positivo, já que você não vai sobrecarregar apenas um deles. Mas, não é por isso que você pode abusar do peso que leva nas mochilas. O ideal é carregar, no máximo, 10% do seu peso corporal nas mochilas.

Para compensar o uso das bolsas, é recomendável que você pratique uma atividade física regular, assim a sua musculatura vai suportar melhor as sobrecargas, sem lesionar o seu corpo.

Para quem sente dores na coluna ou irradiação para os braços ou pernas, com o uso das bolsas, é importante procurar um médico ortopedista. Isso pode ser um sinal de alerta para uma hérnia de disco ou a compressão de um nervo.

Bolsa sim! Peso, não!! De nada compensa a beleza da moda se o corpo sofre um grande prejuízo!

Comentários