• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Vibração você sabe pra que serve?

05 de fevereiro de 2014

Você já ouviu falar na Plataforma Vibratória? Criada na década de 70, essa tecnologia foi desenvolvida para ajudar na prevenção da osteoporose.

Vibração-você-sabe-pra-que-serveNaquela época estava acontecendo a corrida espacial norte americana e os astronautas precisavam se prevenir da perda da massa óssea, antes de enfrentar a gravidade zero.

Estudos, na época, concluíram que a vibração provocava um aumento da massa óssea do corpo e assim foi concebido um equipamento que pudesse produzir tal efeito.

Foi assim que surgiu a Plataforma Vibratória que, com o passar do tempo, passou a ser integrada nas clínicas de fisioterapia como parte das terapias de prevenção da osteoporose.

Porém, o que se pode observar foi que, além dessa prevenção, os exercícios praticados sobre a plataforma também produzem maior tonicidade na musculatura por exigir mais das fibras, em função da vibração.

Com a evolução, novas pesquisas continuar a comprovar a eficiência da Plataforma Vibratória, em vários quesitos.

Em Nova York, uma pesquisa realizada com cobaias, concluiu que a plataforma vibratória realmente inibe a formação das células de gordura.

Outro estudo, realizado na Bélgica, demonstrou que, com a utilização da tecnologia, ocorre uma estimulação da produção de novo tecido ósseo, efeito este que é semelhante aos remédios utilizados para evitar a osteoporose.

O tecido muscular também se beneficia da vibração, segundo consta outra pesquisa americana. Analisando voluntários submetidos semanalmente a plataforma, foi concluído que o uso do equipamento semanal revelou um aumento do tamanho, da força e da potência nos músculos da perna.

Contra indicada apenas para pessoas que possuem pinos nas articulações, implantes ósseos e marca passos, a Plataforma pode ser utilizada tanto na fase dos aquecimentos, antes dos exercícios regulares, como na finalização da sessão de ginástica.

Imediatamente durante o uso, já se pode sentir uma tonificação e um efeito de estimulação da circulação.

Vale a pena conhecer os benefícios da Plataforma Vibratória.

Comentários