• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Adolescência saudável com o Pilates

20 de junho de 2016

0620_Gisele-Blasioli_Fisioteradicas_Adolescência-saudável-com-o-Pilates-SITEA adolescência é uma fase de muitas mudanças na vida de qualquer pessoa. Além das mudanças de comportamento e formação da personalidade adulta, o corpo também sofre muitas mudanças neste período. O crescimento rápido e intenso pode ocasionar desajustes posturais e encurtamentos musculares que, na maior parte dos casos, vem acompanhado de dor.

Para prevenir que estes desajustes se instalem, o Pilates é muito indicado nesta fase, com o objetivo de estruturar a postura, estabilizar as curvas fisiológicas da coluna e evitar escolioses e cifoses muito comuns nessa época da vida, além de favorecer o alongamento geral da musculatura do corpo do praticante.

A coluna vertebral na adolescência

Além do natural crescimento acelerado do corpo, que gera desequilíbrios musculares, os jovens também são mais suscetíveis às situações de risco. Por isso temos visto um percentual crescente de adolescentes com queixas de dores na coluna e nas articulações, bem como a incidência de problemas posturais e a redução da flexibilidade.

Mochilas pesadas e seu mau uso também podem prejudicar a coluna, quer seja durante as viagens, que também são comuns nos períodos de férias, quer seja durante as aulas. Outro agravante é a falta de exercícios físicos que contribui para tornar o corpo ainda menos preparado para essas situações. O resultado é o surgimento de graves alterações posturais, chegando a problemas como lordose, cifose e escoliose acentuadas.

A prática do Pilates na adolescência

O Pilates é uma prática de exercícios leves, sem desgaste físico e com ótimos efeitos à saúde corporal: fortalece os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo, aumenta a flexibilidade, melhora o alongamento, além de organizar adequadamente a postura dos adeptos. Somando-se a isso, os exercícios de Pilates também desenvolvem a capacidade respiratória e de concentração e afasta o estresse, assim os adolescentes se tornam mais dispostos a realizar suas atividades intelectuais e sociais do dia-a-dia.

O corpo torna-se forte, elegante e bonito, o que influencia na autoestima, tão importante nessa etapa da vida. Em pouco tempo, adquire-se forte consciência corporal: os adolescentes conseguem identificar e corrigir naturalmente seus erros diários e com isso se tornam mais preparados para os desafios da idade. Quanto mais cedo o trabalho de correção postural e fortalecimento da musculatura, menores as chances de problemas na coluna e maior a qualidade de vida.

 

A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os músculos melhorando a estabilidade articular.

A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.

Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

Comentários