• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Como está o seu equilíbrio?

23 de julho de 2014

Você já fez algum teste para avaliar o seu equilíbrio? Muitas vezes, nós não damos tanta importância para este mecanismo do nosso corpo, mas ele é tão importante quanto a musculatura, que nos preocupamos tanto em manter fortalecida.

gisele_site-24A reação de equilíbrio do nosso organismo é um mecanismo de proteção contra possíveis quedas e lesões, nos movimentos rápidos do cotidiano e principalmente, diante da nossa distração. Se você tropeça, escorrega ou é empurrado, repentinamente, o corpo é capaz de reagir, antes mesmo que você perceba o que está acontecendo. Isto se chama PROPRIOCEPÇÃO. Células especializadas, presentes nas articulações, fazem com que seu corpo instantaneamente volte a posição normal, sem deixar que sua articulação saia do lugar ou que o osso frature.

Mas, a função da Propriocepção pode estar alterada sem que você perceba e isso irá causar prejuízos nos reflexos automáticos do corpo para equilibrar-se.  Se você já sofreu alguma lesão em um membro, tal como o entrose, uma cirurgia ou apenas uma inflamação, isso pode determinar um déficit na sua propriocepção. Isso, sem falar no envelhecimento que também diminui, naturalmente, esta reação.

Para que você esteja sempre preparado e protegido, existem exercícios que melhoram a sua capacidade de se equilibrar. Basta que você os introduza na sua rotina de atividades físicas diárias.

Andar em terrenos irregulares, como areia ou grama, preferencialmente descalço, é um exercício simples e de excelentes resultados nos reflexos, que todos podem fazer.

Tentar se equilibrar, ficando apoiado em apenas um pé, sem segurar, também é outro exercício muito simples, que pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento.

Andar de lado, andar de costas, andar passando por obstáculos ou se desviando deles, também ajudam a melhorar a propriocepção.

A fisioterapia  também possui recursos criativos para acelerar a melhora dessa condição nos pacientes de terceira idade ou em recuperação de lesões. São os discos de ar e as pranchas de equilíbrio. Em cima dessas estruturas instáveis, é possível exercitar o reflexo do corpo todo.

O Bosu – demonstrado na foto – é um equipamento próprio para o trabalho de equilíbrio e propriocepção. Com ar no seu interior e forma oval, o Bosu dificulta o equilíbrio sobre ele, provocando uma resposta de melhora global nas reações do nosso corpo.

Não espere pelo acaso! Teste sempre o seu equilíbrio.

Comentários