• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Como a Fisioterapia pode te ajudar na Artrose?

17 de abril de 2016

0418-Como-a-Fisioterapia-pode-te-ajudar-na-Artrose-SITE-01A Artrose é uma doença causada pelo desgaste articular progressivo que atinge a cartilagem das articulações, os ossos e a musculatura, entre outras partes do corpo. Também conhecida como Osteoartrose, esta condição afeta principalmente pessoas acima de 40 anos e pode limitar os movimentos do corpo.

Os ossos do nosso corpo possuem um desgaste natural, que acompanha o processo natural de envelhecimento. A artrose acontece quando este desgaste ocorre de forma mais acelerada em uma ou mais articulações, provocando inflamação local, dor durante o movimento e até inchaço.

Através de técnicas não invasivas, a Fisioterapia pode ser utilizada no tratamento de pessoas que sofrem com esta doença.

Quais as articulações mais acometidas pela Artrose?

Os joelhos são os campeões em ocorrência da Artrose, mas esta doença também pode ocorrer no quadril, tornozelo, coluna e mãos.

Quais as causas da Artrose?

A quantidade de movimentos repetitivos pode contribuir para que se desenvolva. Sua progressão pode variar, uma vez que as questões genéticas também entram como fator de desenvolvimento.

Além disso, a obesidade, o sedentarismo e um histórico de fraturas antigas podem influenciar.

Os sintomas da Artrose

0418-Como-a-Fisioterapia-pode-te-ajudar-na-Artrose-SITE-02Creptação

O primeiro sintoma é o estalido ou crepitação ao movimentar a articulação. Parece que tem areia dentro do osso e toda vez que movimenta o barulho está presente. Este pode ser um indicio de um desgaste ósseo.

Inchaço articular

A artrose causa uma inflamação local que deixa a articulação inchada.

Dor local

No início as dores são esporádicas, mas com o tempo elas se tornam mais constantes.

Limitação de movimento

Em casos avançado de artrose a dor é tão intensa que limita o movimento das articulações.

Tratamento de Fisioterapia para Artrose

Para o melhor tratamento de Osteoartrose é preciso que o diagnóstico seja feito em estado precoce. Dessa forma, a possibilidade de que a qualidade de vida seja retomada aumenta significativamente.

A fisioterapia na Artrose atua de duas formas:
  1. Utilização de recursos terapêuticos analgésicos e anti-inflamatórios como o TENS, ultrassom, ondas curtas, laser, entre outras técnicas como alongamentos e mobilizações articulares.
  2. Exercícios terapêuticos de fortalecimento muscular, alongamentos e treino de equilíbrio, desta forma, melhorando o equilíbrio funcional entre osso, cartilagem e músculos.

Pilates e Artrose

Pilates para o fortalecimento global do corpo também é indicado, pois melhora a consciência corporal, melhora a postura e tonifica os músculos.

Exercícios educativos, exercícios para o reequilíbrio muscular são realizados de maneira específica para cada região acometida pela artrose.

 

 

A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações.

Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os musculos melhorando a estabilidade articular.

A fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.

Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

 

Gisele Blasioli

Crefito 32610 (saiba mais)

 

Comentários