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Corpo x Notebook

23 de julho de 2014

Notebook é sinônimo de liberdade: mas não descompromisso com seu corpo.

Corpo-x-NotebookQuando você se senta, de qualquer jeito, diante do seu notebook , os efeitos podem ser desastrosos. E a situação ainda fica pior quando o note é a sua ferramenta de trabalho e você acaba ficando nesta posição inadequada, por várias horas, vários dias e até meses, tornando a má postura um hábito.

A tecnologia é boa quando você sabe usar e a prevenção é a chave de um futuro saudável.

O conforto de um trabalho que você executa sentado é real mas, por outro lado, a má postura de quem se senta de forma errada para trabalhar é muito agressiva para o corpo.

A postura sentada é aquela que causa maior sobrecarga para a sua coluna lombar, que passa a sustentar 90% do seu peso, enquanto você permanece sentado.

Além do mais, com o habito de sentar-se por muito tempo, os músculos abdominais acabam enfraquecendo, a barriga ganha mais gordura e fica maior.

Na posição sentada, você impõe uma sobrecarga a curvatura da lordose lombar, encurtando os músculos que sustentam esta região, o que pode provocar fortes dores.

Quando você está numa cadeira, a sua pelve fica inclinada para frente, deixando de estar no seu alinhamento natural e isso também gera dor lombar.

Então, você deve estar se perguntando:  “Como eu devo me sentar?”

Sente sobre os ísquios quando você encostar o bumbum na cadeira. Os ísquios são dois ossos que temos por baixo dos glúteos. Vá se acomodando, mexendo as coxas na cadeira, até encontrar essas duas estruturas firmes que darão mais forma para o seu sentar. Você sentirá isso..

Logo depois faça um alongamento axial da coluna. Isso é muito simples! Imagine que tem uma linha tracionando suavemente sua cabeça em direção ao teto e dê uma esticada nessa direção. Com isso, você vai alongar a sua coluna para cima, mas não para trás.

Sempre apoie as suas costas no encosto da cadeira, pois é para isso que ele serve. Quando encostar, leve o seu bumbum até a parte de trás da cadeira, encostando-o completamente ali. Com esse suporte completo de encosto,  sua coluna lombar vai ficar com uma leve lordose, o que é considerado normal.  Nunca deixe a lombar sem esse apoio. Se preferir, coloque uma toalha enrolada atrás da coluna lombar, encostada na cadeira, isso vai facilitar para sua coluna lombar. E algumas cadeiras tem o encosto muito distante, mesmo..

Apoie os punhos e cotovelos completamente sobre a mesa, não os deixando para fora. Perceba que,  para que isso ocorra, a cadeira deve estar bem próxima da mesa.

Os joelhos devem estar posicionados a 90º e os pés devem permanecer apoiados e encostados no chão.

No início, você vai se sentir um robô, até se acomodar perfeitamente em todas essas as posições adequadas, mas logo se acostumará e a nova postura se tornará um hábito bastante confortável.

Lembre-se, depois de todos os ajustes corporais na frente do computador, relaxe seus músculos permanecendo, na posição correta e ereta, assim você aliviará as tensões indesejadas.

 

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