• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Dor no pé? Saiba identificar se é Fasceíte Plantar ou Tensão Muscular!

12 de setembro de 2016

0912_gisele-blasioli_fisioteradica_dor-no-pe-siteDores nas solas dos pés são muito comuns entre os corredores iniciantes.

E você sente dores na sola do pé? Saiba que pode ser apenas uma tensão muscular ou uma Fasceíte Plantar. É importante identificar corretamente o que está acontecendo antes de iniciar algum tipo de tratamento.

Fasceíte Plantar

A Fasceíte Plantar é a inflamação de uma membrana que recobre os músculos da sola do pé. A dor se localiza na sola do pé e próxima ao calcanhar. A fisioterapia para a Fasceíte Plantar envolve medidas anti-inflamatórias, como o gelo, ultra-som, laser, TENS e correção do padrão de corrida para diminuir a sobrecarga no pé.

Tensão Muscular

Outro problema comum e mais simples que pode causar dor na sola do pé é a tensão dos músculos do pé. O músculo fica dolorido quando se encontra em um estado de contração exagerada por um período longo de tempo. Você com certeza já experimentou essa sensação na região dos ombros e das costas quando, após um longo dia de trabalho, elas ficam tensas e começam a doer. No pé, acontece a mesma coisa: se um músculo da sua sola fica muito tenso, ele vai gerar dor. O gelo, neste caso, não é a melhor solução.

Essa dor causada por tensão muscular é, em geral, na região central da sola do pé e é possível sentir a musculatura mais rígida ao apalpá-la. Entre as suas causas, incluem-se o desequilíbrio da musculatura do pé e o desalinhamento articular.

A fisioterapia trata a tensão muscular de forma mais rápida com técnicas de terapia manual, pontos gatilhos e dry needling. A causa mecânica em questão deve ser identificada e corrigida para evitar que os músculos voltem a ficar tensos, geralmente ocorre por fraqueza muscular e exercícios específicos para o pé e tornozelo devem ser treinados.

A dor no pé por tensão muscular tem um processo de recuperação normalmente mais fácil do que a Fasceíte Plantar, por isso procure um profissional de sua confiança.

A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os musculos melhorando a estabilidade articular.
A fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.
Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

Gisele Blasioli

Crefito 32610 (saiba mais)

 

Comentários