• Facebook
  • Twitter
  • Google+

As dores musculares após o Carnaval

10 de fevereiro de 2016

Pulou Carnaval e ficou cheio de dores no corpo? Então é hora de se recuperar!

0211-Fisioteradica-As-dores-musculares-após-o-carnaval-SITEMuitos foliões de blocos de rua e de bailes de carnaval que passam o ano inteiro sem praticar exercícios ou até mesmo aqueles que praticam, durante os dias de carnaval querem aproveitar ao máximo e pular, dançar, andar de um lado para o outro e curtir o som empolgante dos ritmos carnavalescos e fazem isto sem parar, por horas e horas, dia e noite.

Geralmente as dores aparecem após o final dos dias de folia, pois durante as festas a adrenalina está tão circulante no sangue que não deixa a dor aparecer

O resultado é claro, não vai ser diferente! As dores aparecem mesmo. Dores nas pernas, na panturrilha, na coluna lombar e até nos braços.

Geralmente as dores aparecem após o final dos dias de folia, pois durante as festas a adrenalina está tão circulante no sangue que não deixa a dor aparecer. A fisioterapeuta Gisele Blasioli dá algumas dicas de fisioterapia que vão te ajudar a voltar a rotina do dia a dia mais dispostos e com menos dores no corpo.

 

Exercícios que podem ser feitos deitado na cama:

  • 0211-Fisioteradica-As-dores-musculares-após-o-carnaval-SITE-01Deitado olhando para cima, dobre as pernas na direção do peito e abrace as duas ao mesmo tempo. Você vai sentir um alongamento nas costas. Mantenha por 30 segundos.
  • Depois ainda com as duas pernas dobradas, vire os joelhos para um dos lados até encostar na cama. Segure por 30 segundos e depois vire para o outro lado e segure por mais 30 segundos.
  • Vire do novo para cima e segure uma perna esticada apoiando sua mão atrás do joelho. Você vai sentir alongar atrás da perna. Segure por 30 segundos e depois repita o mesmo com a outra perna.

 

0211-Fisioteradica-As-dores-musculares-após-o-carnaval-SITE-02Exercício para fazer em pé

  • De pé com as duas pernas encostadas e retas, incline seu corpo para baixo sem deixar os joelhos flexionarem.
  • Desça o máximo que conseguir, sentindo alongar a parte posterior da perna. Segure por 30 segundos e suba devagar.
  • Fique de frente para a parede e apoie as mãos nela. Deixe uma perna esticada para trás e a outra na frente flexionada. Os dois pés ficam apontados para a parede. Você vai sentir alongar a panturrilha da perna de trás.
  • Segure por 30 segundos e depois faça com a outra perna.

 

Relaxamento para os pés:

  • Escalda pés: Pegue uma bacia que caiba os dois pés e encha ela de água morna e se você quiser coloque bolinhas de gude ou também sais de banho. Faça movimentos de vai e vem com os pés sobre as bolinhas. Isso vai relaxar e massagear os pés. Fique o tempo que quiser.
  • Pegue uma garrafa pet e encha de água, depois coloque no congelador até congelar a água. Depois pegue esta garrafa, sente-se no sofá ou na cadeira e coloque a garrafa em baixo dos pés, fazendo movimentos para massagear a planta dos pés. Isso vai alongar fáscia plantar e relaxar esta região.

 

Lembre-se que os cuidados com o corpo não podem ser apenas quando sentimos dores, a prevenção é uma grande aliada para evitar lesões mais sérias.

 

A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os musculos melhorando a estabilidade articular.

A fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.

Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

Gisele Blasioli

Crefito 32610 (saiba mais)

Comentários