• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Gelo ou bolsa de àgua quente?

23 de julho de 2014

É muito antigo o hábito de buscar um recurso caseiro para aliviar dores decorrentes de batidas ou traumas no corpo.

Mas, uma pergunta fica no ar: usar a bolsa de água quente ou o gelo?

É importante conhecer as particularidades de cada método de alívio pois, ambos os recursos tanto podem ajudar quanto piorar a lesão se foram usados inadequadamente.

Muito comuns entre os praticantes de atividades físicas, o gelo e a bolsa de água quente são recursos simples e fácil de usar, mas é preciso entender a finalidade de cada um.

O gelo é um potente anti-inflamatório local que vai reduzir e muito a inflamação provocada pela lesão aguda como, por exemplo, um entorse de tornozelo. O esfriamento da área deve ocorrer imediatamente após a ocorrência desse tipo de lesão, sendo aplicado, no máximo, até 3 dias após.  Sempre que houver inflamação (dor, inchaço e diminuição da função), o gelo pode ser utilizado.

Há vários tipos de aplicação de gelo, tais como bolsas de refrigeraão, sprays de congelamento, gelo por imersão e o gelo propriamente dito. Proteja sua pele com um pano fino entre a pele e o gelo para não ocorrer queimaduras no local.

O tempo de aplicação do gelo varia de acordo com a região a ser tratada, de 6 a 30 minutos. Nas extremidades, como dedos da mão e do pé o tempo deve ser menor e nas regiões de proeminências ósseas como cotovelo e região lateral do joelho,  o tempo deve ser supervisionado por que essas áreas alojam nervos muito próximos a pele.

Logo que você colocar o gelo sobre a pele, a sensação pode ser horrível e muitas vezes muito dolorida. Isso ocorre devido ao choque térmico com a pele e essa sensação vai durar no máximo 1 minuto, por isso aguente firme que, após este tempo, sua pele vai se anestesiar e a dor irá ceder. Logo após a aplicação do gelo, você vai sentir uma analgesia muito boa e a inflamação terá diminuído.

Você pode aplicar o gelo a cada 2 horas, antes disso não há necessidade. Quando a lesão for diminuindo, vá diminuindo a frequência da aplicação também.

O calor ajuda no relaxamento dos músculos, aumentando a irrigação sanguínea e removendo as toxinas alojadas pela tensão local. Com a sensação muito mais confortável que o gelo, este tipo de tratamento traz uma sensação de alívio e relaxamento local imediato. Sempre que você sentir alguma região do seu corpo tensa aplique uma bolsa de água quente. No tratamento das lesões crônicas o calor pode facilitar o aquecimento local, melhorando a mobilidade e os desconfortos gerados pela lesão.

As formas de aplicação do calor são bolsas de água quente, luz infravermelha ou banho por imersão em água quente. A temperatura do calor não pode ser muito elevada , pois pode gerar queimaduras e o tempo varia de 15 a 30 minutos ou até parar de esquentar.

Nunca use calor em lesões agudas, espere no mínimo 3 dias após a lesão, ou se houver inflamação, pois o calor pode piorar o quadro.

 

Comentários