• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Laser Terapêutico

28 de março de 2016

0328-Fisioteradica-Laser-terapêutico-SITEO Laser é uma tecnologia extremamente versátil e está presente de maneira indireta em nosso cotidiano, desde leitores de CDs e DVDs, até cirurgias médicas de alta precisão, corte de placas metálicas e sistemas de comunicação através de fibras óticas. Mas você sabia que este feixe amplificado de luz é muito utilizado na fisioterapia ortopédica?

O uso do aparelho de Laser traz vários benefícios e auxilia o tratamento das patologias musculoesqueléticas, como inflamações, lesões agudas, entorses, ruptura muscular, tendinopatia, lesão de menisco, entre muitas outras.

 

Como o laser utilizado na fisioterapia
age no nosso corpo?

Quando expomos as moléculas do nosso corpo ao raio laser, produzimos um efeito analgésico e estimulante. Apesar de ser comum associarmos o laser ao calor que ele pode produzir (como os lasers utilizados na medicina estética), a dose do laser utilizada pelos fisioterapeutas não é alta o suficiente para aquecer os tecidos. Isto significa que seus efeitos não são causados pelo calor que ele produz, mas pela própria luz diretamente.

Algumas moléculas presentes em nosso corpo, chamadas cromóforos, têm a capacidade de reagir quando absorvem luz. Elas estão presentes tanto em proteínas bem conhecidas, como a melanina e a hemoglobina, quanto em outras menos conhecidas, como os citocromos, que estão presentes em todas as nossas células.

O laser é muito útil no tratamento de inflamações e reparação de lesões em músculo e tendões

Clinicamente, observamos como resultado das reações à luz um efeito analgésico e um efeito estimulante. Seu efeito estimulante é importante porque resulta em uma proliferação de fibroblastos, a principal célula responsável pela reparação tecidual. Estes fatores explicam por que seus efeitos na regeneração de feridas abertas, músculos e tendões são tão significativos.

Na fisioterapia, o laser é muito útil no tratamento de inflamações e reparação de lesões em músculo e tendões. Porém, como qualquer recurso na área, ele deve ser utilizado em conjunto com exercícios, tratando também as causas mecânicas da lesão.

 

0328-Fisioteradica-Laser-terapêutico-SITE-02A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os músculos melhorando a estabilidade articular.

A fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.

Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

 

Gisele Blasioli

Crefito 32610 (saiba mais)

 

Comentários