• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Má postura! O que fazer para evitar?

24 de fevereiro de 2016

0225-Fisioteradica-Má-postura-SITEA má postura pode ser uma das causas para lesões na coluna, ombros e quadril. A boa postura é o reflexo do equilíbrio estrutural do corpo.

No nosso dia a dia devemos ficar atentos com a postura no trabalho, em casa, na escola e até ao dormir. As dores nas costas podem ocorrer pela má postura que adotamos e nem percebemos.

Saber sentar-se corretamente em frente ao computador, na sala de aula e no trabalho evita muitas lesões.

No trabalho ficar numa posição durante muito tempo acaba afetando a postura. Quando o indivíduo fica por longo período sentado, é importante ele obter uma ergometria correta para prevenir lesões pela má postura.

Quando o indivíduo fica por longo período sentado, é importante ele obter uma ergometria correta para prevenir lesões pela má postura

As crianças em períodos escolares devem ser orientadas a manter uma boa postura ao sentar-se na carteira, deve praticar atividades esportivas e devem evitar carregar as mochilas nas costas.

Para dormir é preciso escolher bem o colchão e travesseiros adequados. Se dormir de barriga para cima é importante colocar um travesseiro em baixo dos joelhos, pois melhora a curva natural da coluna. Quando dormir de bruços é considerável colocar um travesseiro debaixo dos pés para diminuir a tensão na lombar. E se for dormir de lado é interessante colocar outro travesseiro entre os joelhos, pois previne que sua coxa deixe a coluna desalinhada e diminui o estresse sobre os quadris e lombar.

Como tratar a má postura viciosa?

0225-Fisioteradica-Má-postura-SITE-01A fisioterapia pode ajudar a eliminar o vicio da má postura. Exercícios de fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna são prescritos pelo fisioterapeuta e vai te ajudar a melhorar o equilíbrio corporal.

Os exercícios para a má postura fazem parte de um protocolo elaborado por um fisioterapeuta especialista que vai ter ensinar e te ajudar a melhorar esta condição.

As dores causadas pela má postura podem ser tratadas com um fisioterapeuta, que estabelece vários tipos de exercícios que tonificam os músculos abdominais e das costas, como atividades de RPG ou de Pilates que alivia as dores nas costas, ombros e pescoço, e exercícios de alongamento adaptados para cada tipo de paciente.

 

A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os musculos melhorando a estabilidade articular.

A fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.

Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

Gisele Blasioli

Crefito 32610 (saiba mais)

Comentários