• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Pilates para a Melhor Idade

14 de março de 2016

Os benefícios do Pilates para as pessoas da Melhor Idade

0314-Fisioteradica-Pilates-e-a-Melhor-Idade-siteEnvelhecer com saúde e equilíbrio pode se tornar um desafio para algumas pessoas, principalmente em casos de sedentarismo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é perfeitamente possível atingir melhoras na forma e no desempenho físico após os 50 anos.

As aulas de Pilates são uma excelente alternativa para que a chegada à melhor idade seja um processo prazeroso, repleto de saúde, carinho e cuidado com o bem-estar. Os exercícios deste método ajudam a aprimorar o condicionamento do corpo e ajudam evitar a perda de massa muscular e de massa óssea, condições muito comuns em pessoas com a idade mais avançada, principalmente entre as mulheres.

Envelhecer sem estresse

O Pilates não é voltado apenas para pessoas mais jovens, pois oferece um atendimento personalizado que considera a condição de cada indivíduo”

Encarar o envelhecimento com sabedoria e fazer deste momento uma experiência enriquecedora e feliz é muito importante. O primeiro passo para você espantar o fantasma da velhice é ter bom humor e viver em movimento!

As atividades físicas têm um papel muito importante para que este processo seja harmonioso, por auxiliar a capacidade motora, melhorar a flexibilidade e até aumentar a autoestima do praticante. O Pilates não é voltado apenas para pessoas mais jovens, pois oferece um atendimento personalizado, que considera a condição de cada indivíduo e possui um trabalho corporal direcionado e diferenciado.

 

0314-Fisioteradica-Pilates-e-a-Melhor-Idade-site02Mente Ativa

Outro benefício do Pilates é manter a mente sempre estimulada, em constante aprimoramento, instigada a estar sempre atento aos exercícios encontrados na prática, trabalhando a coordenação motora e a memória.

Os movimentos do método são renovados constantemente, pois possui um extenso leque de exercícios que fazem parte do sistema, ajudando assim a desenvolver áreas da mente que são menos utilizadas.

Equilíbrio

As quedas são frequentes nos idosos e podem comprometer a sua mobilidade e independência. Para prevenir estes acidentes, a prática do método Pilates estimula a melhora constante do equilíbrio do praticante, garantindo assim o bem-estar e a manutenção da energia corporal.

Segurança e qualidade nos exercícios

O olhar da técnica de Pilates para pessoas com idade avançada reconhece os limites do corpo, evitando o desgaste físico e possíveis lesões. Os exercícios são executados com margem de segurança para que não promova fadiga e nem dores musculares posteriores.

 

0310-Fasceíte-Plantar-e-Esporão-de-Calcâneo-SITE-02

 

A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os musculos melhorando a estabilidade articular.

A fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.

 

Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

 

Gisele Blasioli

Crefito 32610 (saiba mais)

 

Comentários