• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Por Que fazer Pilates?

23 de julho de 2014

Você deve ter percebido que cada vez mais gente está praticando Pilates. O segredo do método está sendo descoberto por um enorme contingente de pessoas, agora que a prática está ficando mais próxima de todos nós.

Gisele-Blasioli-PilatesCriado pelo alemão Joseph Pilates, o grande segredo desse método é que ele trabalha a saúde como um todo, além de atuar na porção humana  mais subjetiva, que envolve as emoções, as sensações, os sentimentos e a mente.

Através da técnica alemã, o corpo se torna mais forte, mais flexível, mas resistente e mais bonito, em vários aspectos.

Os exercícios também estimulam a parte mental, melhorando a concentração e a memória. O uso da respiração, durante a prática, ajuda no controle das emoções e no combate ao estresse e a ansiedade.

O corpo se torna mais forte, mais flexível, mas resistente e mais bonito, em vários aspectos.

Toda a técnica de Pilates parte do conceito “CENTRO DE FORÇA”.

Centro de força é o nome da região do corpo onde se concentram as forças para os movimentos. São os músculos da coluna, do quadril, das coxas e do abdome. Fortalecer todas essas regiões, progressivamente, é a maneira mais adequada de garantir uma boa sustentação para o corpo humano.

Vários estudos científicos demonstram que o método Pilates vai muito além do fortalecimento e alongamento dos músculos, possuindo uma função terapêutica que faz melhorar casos de dores, como dores lombares e fibromialgia (dor crônica sem origem aparente que atinge vários pontos do corpo).  Um estudo pioneiro, feito no Hospital Geral de Cingapura, reproduziu sete pesquisas feitas no mundo , todas sobre o efeito do Pilates em pacientes com dores na parte inferior da coluna. Essas pesquisas concluíram que o método Pilates realmente é válido para tratar tais problemas, com muito sucesso.

Comprovações como esta têm incentivado os médicos a indicarem a técnica a seus pacientes. Dentro da fisioterapia, o método é utilizado como recurso terapêutico, encontrando no aspecto do equilíbrio das cadeias musculares, a sua melhor estratégia na redução das dores em geral.

Faça você mesmo uma aula e comprove a surpreendente ação do Pilates no seu corpo.

 

 

Comentários