• Facebook
  • Twitter
  • Google+

A importância de manter os joelhos fortes

04 de April de 2016

0404-Fisioteradicas-A-importância-de-manter-os-joelhos-fortes-siteExiste um consenso entre os profissionais da saúde que toda pessoa deve manter os músculos dos joelhos fortes. Isso porque esta é uma articulação grande e que recebe diariamente muito impacto, seja ao caminhar, praticar exercícios, subir e descer escadas e correr. Quando unimos estes impactos ao processo natural do envelhecimento ósseo, onde a cartilagem articular se desgasta e causa o processo de artrose no joelho, temos um grande motivo para cuidar desta região, caso contrário, sentiremos dor e dificuldade para andar.

 

Porque o joelho dói?

Você sabia que a principal causa da dor persistente no seu joelho é o sedentarismo? Pois é, o sedentarismo é o responsável pelo desequilíbrio e fraqueza muscular com repercussões no joelho. Ter a musculatura da coxa forte diminui a dor e ajuda a manter o peso e se manter ativo.

Fortalecer o Joelho:

Fortalecer o joelho é importante, pois esta articulação atua como um dissipador de energia cinética quando um impacto é gerado no membro inferior. A fraqueza muscular faz com que a energia não seja dissipada corretamente, causando sobrecarga com lesões na cartilagem articular e tendões.

Fortalecer o quadril:

O fortalecimento da articulação do quadril também é importante pois os músculos desta região, principalmente glúteos, atuam como estabilizadores do joelho em fortes e rápidas contrações, evitando por exemplo que o joelho adote a posição de “valgo dinâmico” durante a corrida.

Fisioterapia no joelho

A fisioterapia ortopédica vai avaliar a postura estática e dinâmica do joelho e quadril e orientar a execução correta dos exercícios de fortalecimento. Exercícios educativos, exercícios para o reequilíbrio muscular são realizados de maneira específica para cada caso.

Exercícios de equilíbrio, quando aliado a exercícios de pilates, são indicados na prevenção de lesões nos joelhos por melhorar a propriocepção, que é a transferência de informação neurológica a partir uma parte do corpo para o cérebro e de volta novamente. A função de proprioceptores é a de melhorar nas articulações dos membros inferiores .

Pilates para o fortalecimento global do corpo é indicado, principalmente quando há lesões, pois ter uma boa flexibilidade e bom arco de movimento do quadril e tornozelo ajudam a transmitir e dissipar a força durante o esporte, evitando a sobrecarga nos joelhos.

A prática de exercícios de forma incorreta é considerada o principal fator ligado a lesões, por isso não se arrisque sem uma orientação adequada.

Dicas para quem já pratica exercícios

Sem exagerar nos treinos. O joelho trabalha muito próximo aos seus limites fisiológicos e a dor após um treino exagerado pode demonstrar que uma lesão se instalou. Por isso cuidado e fique atento a qualquer sinal de incômodo.

Perca peso!

Você sabia que a cada passo dado o joelho suporta até 4 vezes o peso corporal? Assim, quanto mais você pesa, mais forte é o impacto em seu joelho. Estudos mostram que, ao perder 10 kg de peso, é possível reduzir em até 20% da dor dos joelhos com artrose.

Use um tênis adequado para as atividades físicas:

Tênis confortáveis e com bom amortecedor ao “toque do calcanhar” ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho, através da promoção de alinhamento do membro adequado e melhoria do equilíbrio.

 

0404-Fisioteradicas-A-importância-de-manter-os-joelhos-fortes-site-02A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os musculos melhorando a estabilidade articular.

A fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.

 

Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

 

Gisele Blasioli

Crefito 32610 (saiba mais)

 

Comentários