• Facebook
  • Twitter
  • Google+

Qualidade de Vida para os Idosos com o Pilates

28 de junho de 2016

0628_Gisele-Blasioli_Fisioteradica-Qualidade-de-Vida-para-os-Idosos-com-o-Pilates-SiteApesar dos avanços na área de saúde e qualidade de vida que podemos observar nas últimas décadas, ainda existem muitas pessoas que associam a terceira idade apenas com problemas de saúde e sedentarismo. Porém é possível que os idosos tenham uma vida ativa, saudável e equilibrada com a prática de exercícios.

O envelhecimento é responsável pela perca de algumas importantes capacidades funcionais, como o poder de equilíbrio, força muscular e resistência. Esse processo natural do ciclo de vida somado à falta de exercícios físicos é responsável pela ocorrência frequente de quedas na terceira idade.

Atividades simples e rotineiras, antes realizadas com natural facilidade, tornam-se bem mais complicadas quando envelhecemos.

É nesse contexto que o Pilates atua como forte aliado aos idosos. A técnica conta com um grande repertório de exercícios controlados e de baixo impacto, respeitando os limites de cada indivíduo. Cada movimento realizado faz parte de um atendimento personalizado elaborado com especificidade e segurança.

Pilates para os Idosos

Com a prática regular de Pilates é possível envelhecer com saúde e de forma ativa.

Os objetivos do Pilates na terceira idade são o fortalecimento muscular, a melhora da flexibilidade e da mobilidade das articulações, melhora do equilíbrio e principalmente da coordenação motora. Com isso a melhora da consciência corporal contribui para reduzir os riscos de quedas e suas consequências nessa fase da vida.

Com a prática regular de Pilates é possível envelhecer com saúde e de forma ativa. Dentre muitos benefícios para os idosos, a prevenção aos riscos de quedas evita consequências bem mais graves e irreversíveis nessa etapa da vida. Mas antes de iniciar qualquer atividade física, é importante que o idoso seja avaliado por um profissional – a fim de identificar limitações e nível de aptidão física ou presença de dor – e que a realização dos exercícios seja orientada por um especialista capacitado.

A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os musculos melhorando a estabilidade articular.

A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.

Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

Comentários