• Facebook
  • Twitter
  • Google+

10 Benefícios do Treinamento Funcional

01 de maio de 2016

Se você frequenta academias ou tem interesse em atividades físicas, já deve ter ouvido falar em Treinamento Funcional. Mas você sabe o que é e quais benefícios que este método de treinamento pode trazer para a sua saúde?

0502-10-Beneficios-do-Treinamento-Funcional-SITEO Treinamento Funcional é a ciência do treinamento do corpo para atender às demandas específicas da vida e do esporte.

É um método de treinamento de força que se baseia no princípio da instabilidade mecânica para gerar estímulo sensório-motor através do CORE (centro de força do corpo: abdômen – lombar), que possui importante função na manutenção da postura e prevenção de lombalgia.

Sua prescrição é baseada na realidade cotidiana do indivíduo ou de acordo com a sua atividade esportiva.

São exercícios realizados de forma dinâmica, com movimentos livres, desafiando o equilíbrio e a postura dinâmica. Usando uma base de apoio instável, são realizados movimentos de força, exigindo uma maior concentração e consciência corporal.

O Treinamento Funcional condiciona de forma plena todas as capacidades físicas do indivíduo como força, equilíbrio, coordenação motora, agilidade, destreza de movimentos, integrando-as de forma a proporcionar ganhos significativos de desempenho para o indivíduo em sua atividade específica.

Os Benefícios do Treinamento Funcional:

  1. Melhora da postura;
  2. Controle do peso corporal;
  3. Melhora do equilíbrio muscular;
  4. Melhora na eficiência dos movimentos;
  5. Melhora do desempenho nos esportes;
  6. Maior estabilidade da coluna vertebral;
  7. Diminuição de ocorrências de lesões;
  8. Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  9. Melhora da força, coordenação motora, resistência central e periférica (cardiovascular e muscular), lateralidade, flexibilidade e propriocepção.
  10. Desenvolvimento da consciência sinestésica (sensação do movimento).

 

A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli possui profissionais capacitados em Treinamento Funcional que estão em constante cursos de reabilitação em treinamento funcional. Também atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os músculos, melhorando a estabilidade articular.

Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!

Comentários